A Diocese de Afogados da Ingazeira realizou durante todo o final de semana a 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral que este ano debateu o estudo do Documento 100 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia”. A assembleia teve início na sexta-feira (14) e terminou com a Romaria Diocesana na manhã deste domingo com a missa onde caravanas de toda a diocese estiveram participando. Todo o clero da diocese esteve participando da assembleia.Durante a sexta, os trabalhos tiveram início em ver a realidade da Igreja diocesana e rever as assembleias passadas que aconteceram na diocese, principalmente com relação à última assembleia, o que foi realizado e o que não foi possível ao longo dos 3 anos. À noite, todos os participantes saíram em grupos para as comunidades de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde onde realizaram o tema do Documento 100 e a finalidade da 9ª Assembleia de Pastoral e encerrou com a Celebração Eucarística.
No sábado às 07h, houve a missa e logo após foram retomadas as atividades, onde foram formados grupos que debateram diversos assuntos tais como: Palavra, Eucaristia, Partilha dos bens, Fraternidade, Missão, Formação e Corresponsabilidade nas atividades pastorais. Dentro desses temas foram elaboradas várias propostas que seguiram para a plenária para a sua aprovação ou não. Dentre as que foram aprovadas estão a de abolir o uso de bebida alcoólica nas Festas Religiosas (isso dentro dos espaços da paróquia) e dissociar a Festa religiosa da festa profana fazendo as “exigências” possíveis.
No domingo aconteceu o encerramento da Assembleia com a Romaria Diocesana. As caravanas de todas as paróquias da diocese foram recepcionadas na matriz de Triunfo, saindo em caminhada até a quadra do Lar das Freiras onde aconteceu a missa de encerramento.
Também foi lançada a Peregrinação do Barco Vocacional na diocese que começou seu itinerário na paróquia de Triunfo onde passará 15 dias e depois segue para Santa Cruz da Baixa Verde e assim sucessivamente por todas as paróquias da diocese. O itinerário terá a duração de um ano até a Festa de Cristo Rei 2015. A peregrinação do barco tem com princípio despertar a consciência vocacional de cada cristão e implantar em cada paróquia da diocese o Serviço de Animação Vocacional (SAV) e as Obras das Vocações Sacerdotais (OVS).
Fonte: https://www.facebook.com/diocesedeafogados.daingazeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário