Histórico

HISTÓRIA SOCIAL E RELIGIOSA DA PARÓQUIA DE SÃO PEDRO - ITAPETIM-PE


Já nos primeiros tempos, da origem da povoação das Umburanas, (futuro município de Itapetim), os primeiros moradores construíram sobre um grande lajedo, às margens sul do rio Pajeú, um pequeno santuário, no qual colocaram a imagem de São Pedro trazida, provavelmente, de Portugal pelos proprietários da "Seismaria da cabeça do Pajeú", os portugueses Pedro Mendes e Manuel Inácio.
Naquela época, havia um vínculo entre os primeiros moradores e a religião, até certo ponto com a igreja católica oficial, pois já na segunda metade da década de 1780, considerando que a instituição de uma capela exigia que a mesma possuísse um patrimônio para sustento próprio, os portugueses, Pedro Mendes e Manuel Inácio, em 1º de janeiro de 1788, doaram as terras da cabeça do Pajeú à igreja, terras estas que ainda hoje pertencem a paróquia de São Pedro - Itapetim.

Primeiro Cruzeiro 

Por volta de 1871 passava por essas terras o Pe. Ibiapina (José Antônio Pereira), religioso itinerante e missionário, percorria muitas cidades pernambucanas. Passando pelas terras de São Pedro das Lajes, achou por bem, levantar uma cruz onde pudesse celebrar com os cristãos regionais, o culto da fé católica. Por ocasião das missões, colocou o 1º cruzeiro, próximo ao antigo santuário.


José Antônio Pereira
Pe. Ibiapina
A primeira missa celebrada no povoado das Umburanas (são Pedro das Lajes), provavelmente em 1871, foi celebrada pelo Pe. Manoel Gomes da Fonseca da paróquia de São José da Ingazeira e concelebrada pelo Pe. Ibiapina. Este dia da primeira missa, tem grande importância para a história de Itapetim. Primeiro, porque marca a entrada oficial da igreja católica em nossa terra e, segundo pela presença do Pe. Ibiapina figura tão importante da igreja do nordeste.
Em 1885, a povoação de São Pedro das lajes já havia se transferido para o outro lado do rio (margem norte), embora não se sabendo ao certo o motivo de tal mudança, nesse período deu-se início a construção de uma nova capela, inaugurada em 29 de junho de 1890, recebendo o nome de capela de São Pedra das Lajes, pertencente à recém-criada Freguesia de São José de Botas (São José do Egito). Em missa solene foi transferida a imagem de São Pedro da antiga capela para a nova capela, tendo sido iniciada a festa de São Pedro de Itapetim. A partir dessa data o antigo santuário foi abandonado e logo desapareceu.
Em 1912, a capela de São Pedro das Lajes recebeu a visita pastoral de D. Augusto Álvaro da Silva, bispo da recém-criada diocese de Floresta - PE, a quem ficam subjugadas todas as freguesias do vale do rio Pajeú.
Nessa época, era vigário da paróquia de São José de Botas (São José do Egito) e, consequentemente, da paróquia de São Pedro das Lajes (Umburanas), o Pe. José Augusto Guerel, Francês que além de Padre era também engenheiro civil.




Em 1912, o Pe. José Guerel fez um projeto para a construção de uma nova capela, com perspectiva de ser num futuro breve a igreja Matriz.
Em 1914, iniciou-se a construção da nova da nova capela (hoje Matriz de São Pedro), a qual foi um trabalho lento que durou até os anos 50. Um ano após o inicio dos trabalhos da nova capela, em dezembro de 1915, morre o Pe. José Guerel, num acidente de trabalho.

Em 1922, assume a paróquia de São José de Botas, o Pe. Sebastião Ferreira Rabelo, o qual em 1925, em visita a capela de São Pedro das Lajes, fez a transferência do cruzeiro, erguido pelo Pe. Ibiapina, para o alto da serra, sendo feita nova cruz, onde permanece até hoje.
Pe. João Leite de Andrade
Em 1927, D. José Antônio de oliveira Lopes, bispo da recém-criada Diocese de Pesqueira, criou a Paróquia de São Pedra das Lajes, sob a invocação do santo do mesmo nome, ficando sob os cuidados do Pe. Sebastião Ferreira Rabelo que ficou respondendo por duas freguesias: do povoado das Umburanas e de São José do Egito.
Em 04 de Janeiro de 1928, D. José Lopes nomeou o Pe. João Leite de Andrade para a paróquia de São Pedro das Lajes. Pe. João Leite deu continuidade aos trabalhos da Igreja Matriz, incentivando os fiéis, a fazer mutirões, arrecadou dinheiro através de várias atividades: festas, campanhas, leilões de donativos, doações pessoais, etc. Além disso, havia intensa programação religiosa por parte da igreja como: procissões, novenas, missas, casamento, etc.
Pe. Mário Costalunga.
Pe. João Leite permaneceu nesta paróquia por 42 anos, ou seja, até sua morte em 18 de dezembro de 1969. Com a morte de Pe. João Leite, a paróquia de São Pedro das Lajes ficou vacante. Assumindo interinamente, o vigário de São José do Egito - PE, o Pe. Mário Costalunga.
Em 1970, assume a paróquia o Pe. José Faustino da Nóbrega (Pe. Diniz). Pe. Diniz imprimiu um novo ritmo na pastoral, espírito participativo entre os paroquianos, principalmente entre os jovens. Era sem dúvida, um momento de esperança e entusiasmo entre o povo. Muita gente começou a participar das atividades da igreja a partir daquele momento e, ainda hoje, restam os seus frutos. Pe. Diniz deixou o sacerdócio em 20 de abril de 1973, casando-se um ano depois.
Com a saída de Pe. Diniz, o Pe. Mário Costalunga reassumiu a paróquia de São Pedro das Lajes permanecendo como vigário até 20 de junho de 1976, assumindo temporariamente Pe. Geodomonico Tamiozo (Pe. Domênico), mas que só ficou na até 23 de novembro de 1976.
Em 29 de dezembro de 1976, assumiu a paróquia de São Pedro das Lajes (Itapetim), o Pe. Gaetano Bortoli (ou PE. Caetano). Em 1977, Pe. Caetano organizou as comemorações do cinquentenário da Paróquia de São Pedro.
Em julho de 1979, Pe. José Viana da Silva Sobrinho (Pe. Viana, filho de Itapetim), assumiu a paróquia em virtude da transferência do Pe. Caetano para a Paróquia de Flores. Como vigário Pe. Viana deu continuidade às comunidades organizadas pelo Pe. Caetano. Pe. Viana desenvolveu sua missão numa linha política- social, em vista dos problemas sociais, com sua nova prática litúrgica começou a incomodar as autoridades políticas locais. Permaneceu nesta Paróquia até 12 de Janeiro de 1997, sendo transferido para a cidade de Santa Cruz da Baixa verde.
Com a transferência de Pe. Viana assumiu provisoriamente a Paróquia de São Pedro, o Pe. Alexandrino Pereira Neto (Pe. Dino) assumindo até 06 de julho de 1997.
Em 07 de julho de 1997, assume a Paróquia de São Pedro o Pe. José Ailton costa da silva.
Pe. Ailton assumiu uma postura carismática - Social, abrindo espaço para os mais variados setores da sociedade e com isto criou novas frentes pastorais renovadas tais como: pastoral carcerária, pastoral do matrimônio, grupos e movimentos como encontros de casais com Cristo, grupos de voluntárias da caridade, terço dos homens, grupos jovens, irmandades, grupo de mãe rainha, etc. que alcançaram grande dimensão e atuação na paróquia até hoje. Criou a rádio comunitária “pedras soltas “e outras atividades importantes”“. Foi padre desta Paróquia até 22 de julho de 200l.
Em 03 de agosto de 2001 toma posse o novo vigário Pe. Valme de Andrade de Triunfo - PE. Deu continuidade aos trabalhos, que alcançaram grande dimensão e atuação na paróquia até hoje. Permaneceu como padre desta paróquia até 04 de janeiro de 2009.
No dia 1º de fevereiro de 2009 toma posse o atual padre da paróquia de São Pedro, o Pe. Adhemar Lucena de Almeida (filho de Itapetim). Pe. Adhemar vem desenvolvendo suas atividades religiosas atraindo grande atuação e participação dos grupos, movimentos e pastorais e maiores participações de toda comunidade.

2 comentários: